"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Áudios

"ENCONTRO CULTURAL" - RÁDIO EDUCADORA - P. ALEGRE
Data: 13/06/2014
Créditos:
SÉRIE RESGATE CULTURAL
"ENCONTRO CULTURAL" - RÁDIO EDUCADORA - PORTO ALEGRE-RS
Créditos:
Programa Encontro Cultural, da extinta Rádio Educadora, em 4.1.1997.
Apresentação: Landro Oviedo
Mesa de som: Nilza Oliveira
Coordenação: Nélson Fachinelli
Referências culturais deste programa: Hugo Ramirez, Ubiratan Porto, Algacir Costa, Os Fronteiriços, Carlos Roberto Soares, Joaquim Moncks.


RÁDIO: VOZES DE CULTURA REENCONTRADAS

   Muitas vezes, as tarefas nos escolhem, para além da nossa vontade e das nossas próprias escolhas. Foi o que ocorreu comigo nos anos 90, entre 96 e 99, quando o poeta e jornalista Nélson Fachinelli (in memoriam) me convidou para ajudar na produção e apresentação dos programas da Casa do Poeta Rio-Grandense (Capori) na extinta rádio Educadora, projeto que ele já vinha desenvolvendo. Nem tive tempo de discutir ou refletir sobre o assunto, pois havia o espaço e era preciso ocupá-lo, sob pena de perdê-lo para o nada.
    Foi assim que começamos, eu, Fachinelli e o professor César Ricardo Osório (in memoriam, falecido em 2004) e ocasionalmente o poeta César Pereira, a encaminhar as gravações semanais. Não éramos locutores, mas, como agentes culturais, não poderíamos fugir da raia. Foi assim que programas como o Brasil Latino, Encontro Cultural e Vozes da Cidade foram ganhando vida e sendo reproduzidos no dial 1.340 da Educadora AM, integrante da Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura (Feplam).
    Para nós, era sabido e consabido que a audiência seria mínima. Mas, contudo, estávamos cientes de que, modestamente, estávamos gravando para o futuro. Foi assim que realizamos entrevistas com muitas pessoas da cena cultural de Porto Alegre, do RS e do Brasil. Foi dessa forma que geramos um rico material para contribuir com qualquer painel que venha a ser traçado para dar os contornos da cultura gaúcha nesse período.
    Além de ouvir pessoas que ainda podemos encontrar pelas ruas do nosso aglomerado urbano, as gravações servem para amenizar a saudade de amigos e amigas que estiveram conosco nesse intervalo do universo chamado vida. É emocionante, por exemplo, poder repassar um diálogo com o ator Meme Meneguetti ou com o escritor Laury Maciel. Agora, com o advento da Internet, impensada nos moldes atuais para nós naqueles dias, estamos, aos poucos, colocando os programas na rede e depois vamos buscar entregar esse material para alguma instituição cultural que possa preservá-lo. Essas vozes reencontradas, esperamos, nunca mais se calarão.

 
Enviado por Landro Oviedo em 07/06/2014



Comentários


"A VIDA É BELA. QUE AS FUTURAS GERAÇÕES A LIMPEM DE TODO MAL, DE TODA OPRESSÃO E VIOLÊNCIA E A DESFRUTEM PLENAMENTE." (LEON TRÓTSKI)