"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Textos

REFORMA ORTOGRÁFICA - AS DICAS DO CORREIO DO POVO - AGOSTO DE 2009
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2009.

Reforma ortográfica

"A CORONELA" OU "A CORONEL"? - Não obstante o novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) ter mantido a forma coronela para o femnino de coronel, o que se percebe é que cada vez mais as instituições vão tornando essas palavras como comum de dois. Assim, é frequente encontrar "a sargento", "a soldado", "a tenente". Convenhamos que "sargenta" soa depreciativo. Isso também se alastra para outros termos, como "a oficial" e "a bacharela". Landro Oviedo, consultor de Português do Correio do Povo.
PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2009.

Reforma ortográfica

"FOTOLEGENDA" OU "FOTO-LEGENDA"? – As alterações ao novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) retificaram a grafia anteriormente publicada na primeira edição, no caso 'fotolegenda'. Agora, fica 'foto-legenda' como a forma correta, deixando claro que o Volp considera essa palavra formada por composição, com os substantivos foto e legenda. O primeiro aparece na sua forma reduzida ('fotografia'), assim como ocorre com 'fone' ('telefone'). Landro Oviedo, consultor de Português do Correio do Povo.
Landro Oviedo
Enviado por Landro Oviedo em 18/03/2012
Alterado em 18/03/2012


Comentários


"A VIDA É BELA. QUE AS FUTURAS GERAÇÕES A LIMPEM DE TODO MAL, DE TODA OPRESSÃO E VIOLÊNCIA E A DESFRUTEM PLENAMENTE." (LEON TRÓTSKI)