"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Textos

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 22 DE FEVEREIRO DE 2009
 
Morro da Borússia exibe uma paisagem exuberante
 
 
Joana Colussi
joanacolussi@correiodopovo.com.br

Observado pela BR 101, em Osório, o Morro da Borússia é um local privilegiado pela beleza da Mata Atlântica. Do alto de quase 400m de altitude, reserva uma das paisagens mais exuberantes do Litoral Norte gaúcho. A visão panorâmica da cidade, da serra, da lagoa, do mar e dos cataventos do parque eólico hipnotiza visitantes.
Para se chegar ao ponto mais alto do morro, é mais fácil do que se imagina. No km 98 da rodovia, BR 101, no lado esquerdo do sentido Capital-Litoral, uma indicação aponta para os 4 km de asfalto que levam até a rampa de vôo livre. Na plataforma de madeira, cercada por antenas transmissoras, saltadores de paraquedas e paragliders completam o cenário perfeito junto à natureza.
O Morro da Borússia é o típico lugar em que normalmente as visitas não se resumem a uma única vez. O casal porto-alegrense Sílvia e Osvaldinho Rodrigues já subiu três vezes. 'Esse lugar é uma injeção de antiestresse', disse Sílvia, 60 anos.
O morro é ocupado por sítios e um restaurante. A partir de junho, a vista no local ficará mais interessante. Em construção pela Prefeitura de Osório, um mirante com altura equivalente a quatro andares possibilitará observação de todos os ângulos. Para 2010, está prevista conclusão do centro institucional que abrigará serviços, banheiros, cafeteria e informações turísticas e ecológicas direcionadas à Mata Atlântica, à educação ambiental e às tecnologias renováveis.

REFORMA ORTOGRÁFICA

QUEDA DO HÍFEN – Com a reforma ortográfica, diversas palavras compostas nas quais já se perdeu a noção de composição passam a ser escritas sem hífen. Por isso, grafa-se mandachuva. É o caso da palavra paraquedas, destacada na matéria principal desta página.
Landro Oviedo
Enviado por Landro Oviedo em 18/03/2012
Alterado em 18/03/2012


Comentários


"A VIDA É BELA. QUE AS FUTURAS GERAÇÕES A LIMPEM DE TODO MAL, DE TODA OPRESSÃO E VIOLÊNCIA E A DESFRUTEM PLENAMENTE." (LEON TRÓTSKI)