"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Meu Diário
02/06/2017 03h56
 LIMA BARRETO: VIDA, OBRA E REBELDIA

     O meu amigo Carlos Roberto da Costa Leite, pesquisador e coordenador de imprensa do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom), de Porto Alegre-RS, escreveu um alentado e primoroso artigo sobre o escritor Lima Barreto, um dos poucos que, ao longo da história do Brasil, fez literatura de combate e disseminou ideias contrárias ao sistema de poder dominante. Não sei se João Cândido, o líder perseguido da Revolta da Chibata (1910), chegou a conhecer Lima Barreto e a conviver com ele, uma vez que foram contemporâneos, mas ambos deram, cada um a seu modo e luta, uma importante contribuição para contestar os alicerces elitistas e excludentes sobre os quais foi construída a República Velha.
     Negro, discriminado, culto e genial, Lima Barreto abalou as estruturas carcomidas da época, desvelando as mazelas de um sistema em que os privilégios vindos do Império se mantinham intocados e os barões de café ainda ditavam as regras do poder. Sua escrita era um sopro de renovação num meio em que tudo estava preordenado para beneficiar os de sempre. Viveu contra a corrente e os grilhões e seu nome hoje é sinônimo de persistência no embate com as injustiças sociais.
     O articulista foi muito feliz em realizar esse resgate. Agradecemos todos os que amamos a verdade e a coragem dos renitentes. Obrigado, Beto.

Para ler o artigo, clique abaixo. Bom aprendizado.
http://www.portalafricas.com.br/v1/na-fronteira-da-genialidade-e-da-loucura-lima-barreto-1881-1922/


Publicado por Landro Oviedo em 02/06/2017 às 03h56
 
28/05/2017 17h33
FORA TODOS ELES, CADEIA PRA TODOS

     Eu não quero frente de esquerda, com essa esquerda fajuta do PT e do PC do B, pra eleger Lula presidente. Eu quero é "Fora, Temer" e cadeia pra Dilma e Lula. Apresentar Lula como solução é debochar da luta do povo brasileiro.

 


Publicado por Landro Oviedo em 28/05/2017 às 17h33
 
23/05/2017 02h30
DELAÇÃO PREMIADA DOS BATISTAS IRMÃOS (JBS)

     Tem gente que está achando muito alto o preço pago pelo país no custo-benefício da delação premiada dos irmãos Batistas, que teriam sido beneficiados em excesso. Grande parte dos corruptos quer apurar esse acordo feito com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Alguém sabe o preço justo que se pode pagar por informações que ajudem a retirar do mais alto cargo do país um criminoso de alto calibre e sua quadrilha?

 


Publicado por Landro Oviedo em 23/05/2017 às 02h30
 
22/05/2017 02h14
TV RECORD A FAVOR DE TEMER

     Neste domingo, 21.5.2017, a TV Record, no programa Domingo Espetacular, fez um programa totalmente a favor do presidente Michel Temer:
- Temer não é criminoso, é vítima de Joesley Batista
- A empresa de Joesley Batista enriqueceu nos governos do PT (Não falou que seu braço político, o PRB, fez parte desses governos)
- Acusa Joesley Batista de enriquecer com a delação, mas não fala nos crimes de Michel Temer e de seus aliados
- Fala que fita foi editada e a coloca como central na delação, quando ela é apenas um item num conjunto de provas e que uma perícia nela teria mesmo de ser feita no processo
- Fala da ostentação do casamento de Joesley Batista, mas não fala que Temer estava lá como convidado
- Diz que Temer pode dissuadir a OAB de apresentar pedido de impeachment (O que não é provável)
- Diz que a crise política está passando, expressando sua vontade (está apenas começando)
- Só entrevistou membros do governo e fontes favoráveis às suas alegações
- Deu uma aula de mau jornalismo


Publicado por Landro Oviedo em 22/05/2017 às 02h14
 
21/05/2017 11h48
É FORA TEMER, MAS SEM SAUDADES DO PT

     A corrupção nos governos de Lula e Dilma parece estar sendo mitigada pela corrupção do PMDB, do PSDB e de outros aliados. Não pode ser assim. Michel Temer é fruto da associação criminosa efetuada nos governos petistas, com loteamento de cargos e ataque por cotas ao patrimônio público. A mim me causa asco ver Lula na televisão tripudiando sobre Temer e querendo apresentar o PT criminoso como alternativa.

     A maior dificuldade das pessoas é ver além dos partidos e das pessoas. Numa sociedade dividida em classes sociais, siglas, parlamentares, interesses, discursos não são transparentes. A classe dominante apresenta suas múltiplas figurinhas carimbadas distribuídas em programas que convergem para um mesmo interesse: manter a dominação. O PT não era do campo dos exploradores, não surgiu pra isso, mas foi comprado, o que demonstra sua venalidade e traição.

     De sua parte, os trabalhadores, os assalariados, os estudantes, os intelectuais decentes, os pequenos agricultores, os desempregados, os movimentos sociais precisam descobrir com quem podem contar. Não é com o PT, não é com o PMDB, com o PSDB, com o anacrônico Bolsonaro, com a letárgica Marina Silva e com tantos outros aventureiros, aproveitadores e corruptos. É preciso conhecer os inimigos.

     Agora é hora de ir para as ruas, para as praças, para a luta ao encontro de novas ideias re perspectivas para o país. Ninguém quer mais do mesmo. É fora Temer, adeus Lula e Dilma, fim da corrupção, punição de todos os corruptos. É nas ruas que se enxerga um novo horizonte, que se divisa um país em que as pessoas trabalhem e usufruam do que produzem. Chega de parasitas. Revolucionar é preciso.

 

 


Publicado por Landro Oviedo em 21/05/2017 às 11h48



Página 1 de 75 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [próxima»]


"A VIDA É BELA. QUE AS FUTURAS GERAÇÕES A LIMPEM DE TODO MAL, DE TODA OPRESSÃO E VIOLÊNCIA E A DESFRUTEM PLENAMENTE." (LEON TRÓTSKI)