"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Meu Diário
15/05/2018 00h31
UM CASO DE HOMONÍMIA

     Em relação à semântica, podemos ter a sinonímia (palavras com sentido parecido), a antonímia (palavras de sentido contrário), a paronímia (palavras com grafia e pronúncias apenas semelhantes, mas significados diferentes – eminente, iminente) e a homonímia (palavras com grafia e/ou pronúncia iguais e sentidos diferentes). Quando temos homônimos, eles podem ser homógrafos (mesma escrita – o almoço, eu almoço), homófonos (mesma pronúncia – sexta, cesta) ou excepcionalmente homônimos perfeitos (mesma escrita e grafia - o canto, eu canto). Quando ocorre este caso, temos o instituto da polissemia.
     No caso da foto de Lula, exsurgem exemplos clássicos de homônimos homógrafos ao emprego da palavra “Moro”, que pode ser o juiz Mo(ô)ro ou o verbo mo(ó)ro. Claro que o emprego da palavra no início da frase consolida essa homonímia, pois a grafia não seria igual se ela estivesse no meio da frase ou com o sujeito simples (eu). Enfim, aí está o lúdico da linguagem. E com mensagens para todos os dois gostos que hoje dividem o país.

 

FAÇA UM CURSO:
www.portaldecursosrapidos.com.br/landro


Publicado por Landro Oviedo em 15/05/2018 às 00h31
 
05/05/2018 01h52
ALTERIDADE AMOROSA E LUCRATIVA

     Talvez o melhor negócio do mundo seja nos comprarmos pelo valor da nossa autoestima e nos revendermos pelo valor que esperamos ter na vida do outro após o fim do amor mal curado.

Para conferir por que digo isso, ouça essa canção:

https://www.vagalume.com.br/roberto-carlos/nao-se-esqueca-de-mim.html

 

 


Publicado por Landro Oviedo em 05/05/2018 às 01h52
 
24/04/2018 18h32
"EN EL RANCHO Y LA CAMBICHA"

De Mario Millán Medina 
Noel Guarany deu ares
À canção que Antonio Tormo
Consagrou nos seus cantares
E o bailado pega fogo
Com Luis Abanto Morales.


https://www.youtube.com/watch?v=njOQomk1cZ4


Publicado por Landro Oviedo em 24/04/2018 às 18h32
 
22/04/2018 04h32
VISITE SEUS AMIGOS COM DINHEIRO PÚBLICO

     Os parlamentares do PT e seus puxadinhos participaram do ato de São Bernardo em defesa de Lula e depois foram visitá-lo na prisão em Curitiba com verbas oficiais, carreando todas as despesas para os cofres públicos. Isso é moral, ético, correto? Ainda mais que é para prestar solidariedade a um criminoso devidamente condenado, responsável por organizar o maior esquema de corrupção que se tem notícia no país em conluio com o PMDB e com o PP. Que tal tu, então, caro leitor, visitares algum parente ou amigo e ser ressarcido pelos teus gastos? Aprenderam rápido demais com a direita, a exemplo do que fez Jair Bolsonaro com o auxílio-moradia. Que lástima!

Mais detalhes no linque abaixo:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/04/21/petistas-cobram-gastos-de-atos-pro-lula.htm

 

 


Publicado por Landro Oviedo em 22/04/2018 às 04h32
 
16/04/2018 04h22
OBRIGADO, CLAUDETTE COLVIN, PIONEIRA CONTRA O RACISMO NOS EUA

     Emocionante conhecer esse episódio de luta contra o racismo nos EUA travado por Claudette Colvin. Isso só mostra que grandes causas no atacado precisam contar com a coragem de muitos lutadores e lutadoras no varejo. A luta contra as desigualdades sociais se confunde com a própria história da humanidade e, infelizmente, ainda estamos longe de um final feliz, mas podemos sim construir capitulos em progressão nos quais o roteiro aponte para mais dignidade e mais respeito à diversidade. Sigamos.

Para ler a matéria completa, clique abaixo:

https://universa.uol.com.br/noticias/bbc/2018/04/15/claudette-colvin-a-pouco-lembrada-menina-de-15-anos-que-ousou-enfrentar-a-segregacao-racial-nos-eua.htm

 

 


Publicado por Landro Oviedo em 16/04/2018 às 04h22



Página 2 de 84 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]


"A VIDA É BELA. QUE AS FUTURAS GERAÇÕES A LIMPEM DE TODO MAL, DE TODA OPRESSÃO E VIOLÊNCIA E A DESFRUTEM PLENAMENTE." (LEON TRÓTSKI)