"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Textos

QUINTA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2009.
 
Reforma ortográfica  
 
PALAVRAS DE DUPLA GRAFIA – De acordo com as diretrizes da Reforma Ortográfica, uma série de palavras, por questões sociolinguísticas, terá dupla grafia. O novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, registra "cacto" e "cato", "sector" e "setor", "facto" e "fato". Temos aqui a tradição de cada país fazendo prevalecer certas formas consagradas. Contudo, a unificação permitirá o intercâmbio de grafias. Landro Oviedo, consultor de Português do Correio do Povo.



PORTO ALEGRE, DOMINGO, 31 DE MAIO DE 2009.

Reforma ortográfica

"OLHO D'ÁGUA" - De acordo com o novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), serão grafados com hífen os compostos que apresentem apóstrofo entre os elementos. Assim, dever-se-á escrever "mestre-d'armas", "mãe-d'água" e "olho-d'água". Em tempo: "apóstrofo" é um sinal gráfico e "apóstrofe" é uma figura de linguagem na qual o emissor lança um chamado a um ser real ou imaginário. Landro Oviedo, consultor de Português do Correio do Povo.
Landro Oviedo
Enviado por Landro Oviedo em 18/03/2012
Alterado em 19/03/2012


Comentários


"A VIDA É BELA. QUE AS FUTURAS GERAÇÕES A LIMPEM DE TODO MAL, DE TODA OPRESSÃO E VIOLÊNCIA E A DESFRUTEM PLENAMENTE." (LEON TRÓTSKI)