Uns vão chegando, sentando, outros já estão lá. Sorrisos, abraços, participações culturais. Uns cantam, outros declamam. Falam de projetos, contam histórias, lembram velhos tempos. Muito improviso e espaço para todos. Não sintetiza, não diz tudo, mas fala um pouco da dinâmica do “Vozes da Cidade”, um programa cultural itinerante coordenado por Norberto Castro e Dilva Camargo em Porto Alegre. Agora, está na Galeria do Rosário, na Academia Prediger (www.academiaprediger.com.br).
O Noberto Castro é um voluntário da cultura, desses que fazem a coisa com paixão. Durante muito tempo, atuou em conjunto com o saudoso poeta Nélson Fachinelli, que sempre primou pelo associativismo cultural. Ele é um desses insistentes culturais que não se deixam abater pela ordem estabelecida. Não pede bexiga, como se diz no interior do Rio Grande do Sul. É daqueles que não diz não a uma boa peleia, nem que tenha de se defender só com a bainha da faca. Por isso, tem a minha admiração permanente.
Quem quiser participar do “Vozes da Cidade”, de qualquer lugar do país, pode contatar o Norberto Castro pelo fone (51) 8201-1477 e e-mail norbertocastro@abbsaude.com.br. O programa é aberto a todos. É a cultura sendo feita por quem nem sempre tem voz na cidade.
Sua voz pode ter vez no "Vozes da Cidade"
Não perca o jornal Megalupa de setembro. Leia no número 9:
Clique em www.megalupa.zip.net
- Tropa petista tentou calar redes sociais, mas se deu mal
- Concursos públicos: manipulações e fraudes atrasam a vida de quem se dedica ao estudo
- Caderno de notas ("Enem", "Educação", "RPVs", "Governichos")
- De novo nas páginas policiais / Detran-RS patrocina Operação Gatunada Segura
- Uma polêmica memorável / Razão e compaixão na obra de Alcides Maya
Anúncio:
Curso Básico de Português (www.cursodeportugues.zip.net)
Contato: landrooviedo@uol.com.br, (51) 4100-0040 (TIM)
Colabore com o jornal Megalupa e receba uma gramática atualizada e completa
Que tal colaborar com o jornal Megalupa e, de quebra, receber, em seu endereço, uma gramática com todos os principais tópicos gramaticais, com exercícios e gabaritos? Tudo isso por apenas R$ 25,00 e mais nada. Entre em www.landrooviedo.com e clique no botão de doação do pagseguro. Depois, envie um e-mail para landrooviedo@uol.com.br. Estão disponíveis dez exemplares nesta promoção.
Esta gramática pode ser sua
Curso de Português com inscrições abertas
Iniciam-se no dia 20 de outubro, sábado, as aulas de nova turma do Curso Básico de Português, ministrado pelo professor Landro Oviedo aos fins de semana. Os inscritos recebem apostila e material didático. Destina-se a inscritos em concursos públicos, vestibulares e aperfeiçoamento. Com gramática, textos e noções de redação, inclui também a reforma ortográfica. Informações podem ser obtidas no site www.cursodeportugues.zip.net e pelo fone (51) 4100-0040.
Leia textos literários, dicas, veja dicionários on-line e gramáticas no portal de Landro Oviedo
www.landrooviedo.com
DESTAQUE:
DETRAN-RS PATROCINA OPERAÇÃO GATUNADA SEGURA
Clique abaixo:
http://www.landrooviedo.com/blog.php
Para a elaboração ou divulgação do seu projeto, do seu curso, da sua atividade cultural. Profissionalismo e credibilidade. Entre em contato.
Silvia Abreu
Consultoria Integrada de Marketing
Porto Alegre - RS
(51) 9277.2191
(51) 8486.9779
email: silviaabreu.comunica@gmail.com
msn: silvia.marketing@hotmail.com
Perfil
Landro Oviedo é poeta, escritor, professor, advogado, consultor de Português do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre. É licenciado em Letras, com especializações nas áreas de Língua Portuguesa e História do Rio Grande do Sul. Publicou livros de poemas, um manual de literatura brasileira, uma releitura do clássico "Terra Xucra", de Manoelito de Ornellas, e lançou um CD de músicas regionais com suas letras em parceria com César Pirelle. Ministra há muitos anos o Curso Básico de Português (www.cursodeportugues.zip.net) para concursos públicos, vestibulares e aperfeiçoamento. Contra a pasmaceira geral, edita o jornal Megalupa na rede.(www.megalupa.zip.net). Contatos: (51) 3227-6065 (fixo TIM), 9201-3065 (Claro) e landrooviedo@uol.com.br.
Desde 1836 que as hostes farroupilhas acampam nas cercanias de Porto Alegre, quando foram desalojadas da capital gaúcha, e não conseguem retomá-la. Ela até foi reconhecida pelo Império como "mui leal e valorosa". Agora, mais uma vez, a cidade está sob vigilância do acampamento farroupilha montado no Parque da Harmonia. Será que desta vez vai dar? A sorte dos porto-alegrenses é que os guerreiros de agora tomam muito trago e comem churrasco a "la farta", o que prejudica sua mobilidade para o combate. Parece que só o mês de setembro não é suficiente para um entendimento sobre a melhor estratégia de ocupação. Assim, o jeito é sempre adiar tudo para o ano seguinte. Um outro problema é que a EPTC, empresa privada do trânsito, e a Brigada Militar se recusam a escoltar a comitiva rebelde porque temem que possam ser extintas numa futura administração dos insurgentes.
Um jogo sem data: gaúchos treinam para enfrentar a Seleção Brasileira
P.S.: Valeu, Bier, pela charge, de novo.
Sobre o artigo de Tarso Genro ("Diálogo e federação", Zero Hora, 9.9.2012)
O governador Tarso Genro diz não ser contra o piso, mas contra a forma de reajuste. Ora, isso é firula de linguagem. Se o piso não tiver um indexador que garanta ganho real, em breve estará desvalorizado e vai ser subsolo, como se dá no caso dos aposentados. Ele quer rebaixar o salário, pagar pelo que considera o índice ideal. Entretanto, acaba de reajustar taxas do Detran com valores acima da inflação e para usar em programas do seu governo (leia-se "fazer caixa"). Quanto à contenda com Aluízio Mercadante, não devemos tomar parte em briga de petistas, porque os fragmentos expelidos são prejudiciais à saúde.
"A cada canto um grande conselheiro/Que nos quer governar cabana e vinha/Não sabem governar sua cozinha/E podem governar o mundo inteiro" (Gregório de Matos)
Segundo as pesquisas, nestas eleições municipais, o PT está mal das pernas em praticamente todas as capitais. Até seus puxadinhos históricos, como o PSB e o PC do B, estão corroendo as entranhas do moribundo ilustre. Será que o sol está começando a se pôr no Império Romano?
O mercado petista está desaquecido
P.S.: Em Porto Alegre, o candidato do PT à prefeitura, Adão Villaverde, largou na frente para a campanha de deputado.
Confiram abaixo algumas pesquisas recentes sobre as eleições nas capitais. Basta clicar:
http://www.luiscardoso.com.br/politica/2012/09/veja-o-que-dizem-as-ultimas-pesquisas-nas-capitais/