"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Landro Oviedo
"Somente buscando palavras é que se encontram pensamentos" (Joseph Joubert)
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
20/05/2013 04h30
CORREIO DE LANDRO OVIEDO - MAIO DE 2013
 
Maio de 2013 - - Porto Alegre-RS (51) 4100-0040 (TIM fixo) - landrooviedo@uol.com.br
 
 
 
Curso de Português com inscrições abertas

   Iniciam-se neste sábado, 25 de maio, sábado, as aulas de nova turma do Curso Básico de Português, ministrado pelo professor Landro Oviedo aos fins de semana em Porto Alegre. Os inscritos recebem apostila e material didático. Destina-se a inscritos em concursos públicos, vestibulares e aperfeiçoamento. Com gramática, textos e noções de redação, inclui também a reforma ortográfica. Informações podem ser obtidas no site www.cursodeportugues.zip.net e pelo fone (51) 4100-0040.
 

 
 
EXTRA: APRIMORE SEU PORTUGUÊS PARA CONCURSOS E VESTIBULARES OU ATUALIZE-SE
 

Material testado e aprovado pelo professor Landro Oviedo

1 - "Minidicionário Escolar - Língua Portuguesa"-  Não carregue dúvidas, carregue esse surpreendente dicionário de bolso(a), ilustrado, com divisão silábica, modelos de redação oficial, relação de gentílicos e atualizado pela Reforma Ortográfica.

2 - "Minimanual de Gramática", bem didático, com todos os tópicos gramaticais e questões das principais instituições de ensino do país.

3 - "Minimanual de Redação e Literatura", com dicas de redação e conteúdos de literatura da língua portuguesa.

4 - "Curso de Português em casa - Nova Ortografia", um material com CD de áudio e material impresso suplementar com dicas e exercícios sobre a Reforma Ortográfica.

Para adquirir qualquer uma dessas obras, mande um e-mail para o professor Landro Oviedo (landrooviedo@uol.com.br) e a receba em seu endereço. O valor é R$ 25,00 cada exemplar, incluindo despesas de envio. Contatos também podem ser feitos pelo fone fixo TIM (51) 4100-0040.

 

Não perca o jornal Megalupa de maio de 2013. Leia no número 16:


Clique em

http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/4284780.pdf?1368260172

 

 

Leia nesta edição - Número 16 - maio de 2013

- O PT e a tentativa de calar MP, redes sociais, imprensa e STF

- Pedágios: governo de Dilma já está de conluio com empresas privadas e a conta é sua

- Caderno de Notas ("'EVENTOS E EGOS'", “MANOELITO DE ORNELLAS", “EPTC", “O BÊBADO E O PASTOR")

- Um miniconto de Vera Ione Molina / “Cabo Osório e Manoel João”

- “ABC de Castro Alves” / Jorge Amado reverencia o Poeta dos Escravos
 
Para ler, clique em
 

 
Anúncio: Curso Básico de Português  
 
 
Contato: landrooviedo@uol.com.br

 

Campanha para salvar os plurais

    Coitados dos plurais, tão abandonados e agora ameaçados de extinção. Cada vez mais as pessoas estão falando “os prato” em vez de “os pratos”. Até num livro didático do Ministério da Educação apareceu uma autora dizendo que esse tipo de construção, como “os peixe”, pode ser aceito. Enquanto isso, os pobrezinhos dos plurais, que tão relevantes serviços prestaram às gerações anteriores, estão condenados a desaparecer, indo se juntar ao trema em algum lugar do passado. Não deixe isso acontecer. Estamos fazendo um abaixo-assinado para evitar o fim dos plurais, o que vai acarretar um trabalho excessivo para os artigos. Queremos que eles sejam declarados patrimônio nacional imaterial. Assine o documento em http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N18993 (“Salvem os plurais”). Faça sua parte. Ainda é tempo de evitar essa trágica perda para o nosso ecossistema linguístico. 
 
Para assinar o abaixo-assinado em defesa dos plurais, clique abaixo:
 
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N18993


Tenha o dicionário Aulete digital em seu computador

    Não perca a oportunidade para obter gratuitamente o Aulete Digital em seu computador, com significados, conjugador de verbos e atualizado pela reforma ortográfica. Para obter o linque que lhe permitirá baixar o arquivo, envie um e-mail para landrooviedo@uol.com.br.
 

Perfil


Landro Oviedo é poeta, escritor, professor, advogado, redator e consultor de Português no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre. É licenciado em Letras, com especializações nas áreas de Língua Portuguesa e História do Rio Grande do Sul. Publicou livros de poemas, um manual de literatura brasileira, uma releitura do clássico "Terra Xucra", de Manoelito de Ornellas, e lançou um CD de músicas regionais com suas letras em parceria com César Pirelle. Ministra há muitos anos o Curso Básico de Português (www.cursodeportugues.zip.net) para concursos públicos, vestibulares e aperfeiçoamento. Contra a pasmaceira geral, edita o jornal Megalupa. Contatos: (51) 4100-0040 (fixo TIM), 9201-3065 (Claro) e landrooviedo@uol.com.br.

................................................................................................................................................................................................................

Para não receber mais este correio, envie "Excluir" para landrooviedo@uol.com.br. Todos os e-mails desta lista foram acrescentados manualmente e em hipótese alguma serão repassados a terceiros, além de não serem mostrados como visíveis nas mensagens.

 

Publicado por Landro Oviedo
em 20/05/2013 às 04h30
 
17/05/2013 16h57
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

A MALDADE DA INFÂNCIA
Inda guri no Itaqui
Isso me oprime o peito
Discriminei as pessoas
Só por serem de outro jeito
Hoje com nova consciência
Repudio o preconceito.

É preciso respeitar as diferenças

Publicado por Landro Oviedo
em 17/05/2013 às 16h57
 
17/05/2013 00h38
ANIVERSÁRIO DE CÉSAR PIRELLE

Meu grande amigo  Cesar Pirelle, quero te desejar muitas conquistas em tua vida. Tu tens o gênio e a verve dos grandes criadores, desses que são ungidos pela vida para fazer arte, para mexer com os corações sensíveis. Já fizeste muito por muitos com tuas cantorias e composições. Espero que continues com essa centelha criativa sempre. Que teus acordes iluminem teus andares e lugares, bem como os das pessoas que foram tocadas por tua intuição e criatividade. Parabéns, parceiro, e obrigado sempre por dares vida aos meus versos. Felicidades plenas.

Um brinde a este grande cantor

Publicado por Landro Oviedo
em 17/05/2013 às 00h38
 
11/05/2013 04h40
SAIU O MEGALUPA 16 – MAIO DE 2013
 
Leia nesta edição - Número 16 - maio de 2013

- O PT e a tentativa de calar MP, redes sociais, imprensa e STF

- Pedágios: governo de Dilma já está de conluio com empresas privadas e a conta é sua

- Caderno de Notas ("'EVENTOS E EGOS'", “MANOELITO DE ORNELLAS", “EPTC", “O BÊBADO E O PASTOR")

- Um miniconto de Vera Ione Molina / “Cabo Osório e Manoel João”

- “ABC de Castro Alves” / Jorge Amado reverencia o Poeta dos Escravos
 
Para ler, clique em

Anúncio: Curso Básico de Português  
 
 
Contato: landrooviedo@uol.com.br
Publicado por Landro Oviedo
em 11/05/2013 às 04h40
 
08/05/2013 23h56
O PT E E A TENTATIVA DE CALAR MP, REDES SOCIAIS, IMPRENSA E STF

Leia aqui antecipadamente o texto de abertura do Megalupa 16 (Maio/2013). Compartilhe.

Não se pode dizer que o plano de perpetuação no poder não fosse bom, além de ser dirigido por um experiente quadro político chamado José Dirceu, que virou superministro do presidente Lula. Pelo projeto, o PT e aliados corromperiam o Legislativo com mesadas, indicariam a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como efetivamente nomearam, calariam a imprensa com verbas publicitárias ou com uma legislação repressiva (tentativas que continuam) e amordaçariam o MP, como tentam de novo ao apresentar a proposta de retirar do órgão o poder de investigar crimes.
De quebra, para evitar que a população criticasse mandos e desmandos, veio a proposta de controlar as redes sociais. Um ensaio disso foi feito com a Advocacia-Geral da União (AGU) tentando impedir que os internautas divulgassem as blitze arrecadatórias por meio do Twitter e do Facebook, redes sociais que expressam a livre opinião das pessoas na rede mundial de computadores. Contudo, a tentativa não vingou porque o Ministério Público Federal não embarcou nessa cantilena.
O coroamento desse plano era criar um curral de votos comprados legalmente no mercado eleitoral por R$ 100,00 em média dentro de um programa chamado Bolsa-Família e financiado pela classe média. Plano bom, mas não perfeito porque um aliado infiel (Roberto Jéfferson) resolveu entregar todo o esquema e o castelo de cartas ruiu. Serviu ainda para fins didáticos, para mostrar que o PT tem uma vocação inequívoca para a apropriação indébita e para o enriquecimento ilícito. O pior é que, para saquear os cofres públicos, o partido não mede esforços nem economiza sordidez.

Publicado por Landro Oviedo
em 08/05/2013 às 23h56
Página 106 de 132
Eventuais recebimentos