Quem conhece um pouco da história do Rio Grande do Sul sabe que Borges de Medeiros governou o Estado com mão de ferro, seguindo à risca o estilo e as ideias de Júlio de Castilhos. Pois bem, em 1920, data da nota acima publicada no jornal Correio do Povo, ele estava no auge do seu poder. É por isso que avulta a importância dessa notícia, que ousa criticar o todo-poderoso da província na sua atuação na época da peste bubônica. Resgate do meu amigo Renato Bohusch, do arquivo do jornal. O Correio do Povo sempre praticou um jornalismo moderno e combativo. O texto é mais uma prova. Como alguém já disse, jornalismo é publicar tudo aquilo que alguém não quer que se publique (ainda mais sendo o governante-mor do Estado). Todo o resto é publicidade, segundo essa mesma fonte. Este é o nosso legado no Correio do Povo.
Leia a íntegra da nota a seguir na coluna "Há um século no Correio do Povo", em 15.4.1920, com grafia da época:
A peste bubonica no
Rio Grande do Sul
Rio, 13 - A “ Gazeta de Noticias”, em nota de sua edição de hoje, diz que, apezar de todos os desmentidos do governo rio-grandense, a peste bubonica continua a fazer victimas em Uruguayana e outros pontos do Rio Grande. Accrescenta que, convencido, por uma estranha theoria constitucional, de que o Estado é soberano em questões de hygiene e não póde admittir, neste ponto, a intervenção do governo federal, o presidente do Rio Grande repelle a idéa de auxilio da Saude Publica para debellar o terrivel mal. Por fim, diz que o povo de Uruguayana pensa até em recorrer ás autoridades argentinas, concluindo por affirmar que o governo federal deve evitar isso, intervindo pra que o governo do Estado aceite a collaboração da Saude Publica na campanha contra a peste.
Séculos depois dos eloquentes sermões do Padre Antônio Vieira, eis que aparece o retórico, o verborrágico, o enviado do óraculo, o carismático orador e animador dos entes perdidos, o incrível e inigualável Apóstolo Arnaldo estendendo as mãos aos seus desafetos com sua generosa e conciliadora "Oração pelos inimigos". Devemos velar por nossos inimigos. Ou seria velar nossos inimigos? Não sei, agora fiquei em dúvida.
Imperdível! Assista clicando no linque abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=Q2S4yMk7zxo
No mês de março de 2020, o meu portal www.landrooviedo.com angariou mais de 13 mil visitas (13.318). Isso é um marco para mim (o terceiro melhor da série histórica). Só tenho a agradecer aos meus valentes leitores e leitoras que me proporcionaram essa marca expressiva. Isso me serve de incentivo para continuar produzindo meus textos e peleando no confronto das ideias, ainda que, algumas vezes, enfrentando iras dissonantes, mas que são mitigadas pela guarida gentil de quem aprecia o meu trabalho. Muito obrigado a todos.
Nunca o provérbio africano que diz que quando morre um homem é como se toda uma biblioteca se incendiasse coube tão bem como no caso deste mestre grandioso do direito e da vida intelectual do Brasil.
Para ler mais sobre a vida desse grande brasileiro, clique abaixo: