One há fumaça, há fogo. Terra talvez.
Não é incomum que, de repente, bata aquela dúvida: é “em princípio” ou “a princípio”? Quando se pode usar “junto ao”? Quem prefere “prefere a” ou "prefere mais”? Qual a diferença de se usar “onde”, “donde” ou “aonde”? Existe o verbo “alembrar”? São muitas questões que palpitam no nosso uso cotidiano da língua.
Para esclarecer essas e outras “pegadinhas” da linguagem, o Sindicato dos Jornalistas está organizando uma aula específica com o professor Landro Oviedo. O evento será no dia 4.4.2020, na sede da entidade. Interessados podem fazer contato prévio a fim de confirmar sua inscrição. Segue o serviço.
O quê: Aula de tira-dúvidas de Português
Quando: 4.4.2020, sábado, das 9h às 12h
Onde: Sindicato dos Jornalistas (Andradas, 1270, P. Alegre)
Investimento: R$ 50,00
Contato: Whats 51982291669, fixo 4100-0040 e e-mail landrooviedo@uol.com.br
Ministrante: professor Landro Oviedo (Licenciado em Letras, especialista em língua portuguesa, redator do jornal Correio do Povo, autor de “Curso Básico de Português")
Disponibilizo a todos os interessados o capítulo sobre o Modernismo e a literatura contemporânea, publicado no meu livro "Momentos literários do Brasil".
Saudações a todos.
Para ler e baixar, clique abaixo:
Uma irregularidade no mínimo inusitada foi flagrada na manhã desta terça-feira na SC 401, em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, Santa Catarina. Os policiais militares rodoviários abordaram um Renault Duster de uma família argentina e flagraram a sogra do condutor no porta-malas do veículo, que estava com a tampa aberta. O carro, de acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), foi alugado no Brasil.
Conforme a PMRv informou ao jornal Notícias do Dia, de Florianópolis, a família quis economizar e, para não andar em dois automóveis, escolheram a matriarca, que tem baixa estatura, para ficar no porta-malas. Além disso, de acordo com os policiais militares, uma criança também estava sendo transportada sem o uso da cadeirinha.
O motorista foi autuado e liberado após sanar as irregularidades. Para poder seguir viagem, a família argentina se dividiu, utilizando o serviço de carros por aplicativo. O PMRv destacou que, além de ser uma infração de trânsito, transportar pessoas no porta-malas coloca em risco a vida de quem está no compartimento. O mesmo se aplica às crianças que são transportadas fora da cadeirinha.
Fonte: Jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, em 14.2.2020, p. 15.
A decadência moral e política do PSol lembra o stalinismo a reboque de partidos tradicionais. A proposta de aliança eleitoral com a elite do peleguismo no Brasil, PT e PCdoB, é de causar espécie. Nada como discursar pela esquerda e trazer mais do mesmo. Jair Bolsonaro é fruto dos erros dessa gente. Como querem agora curar o doente que eles mesmos infectaram? O destino de puxadinho do PT expressa uma indolência com a corrupção só explicada por uma sede de poder e de benesses como cargos e verbas.