Essas fotos abaixo são do arquivo de Marco Caselani, (falta precisar se de 1986 ou de 1987, tentarei fazer isso consultando meus arquivos), quando criamos, com o Marco e outros companheiros, o DCE FAPA/FAPCCA (Faculdades Porto-Alegrenses) e desenvolvemos, além da luta pela melhoria do ensino e de outras bandeiras gerais, como as defendidas pela esquerda para a Assembleia Constituinte, uma forte mobilização pela qualificação do transporte coletivo, que defendíamos público e acessível para todos. Várias pessoas participaram desse movimento, que levamos para fora da faculdade, como era o perfil da nossa gestão, pregando a unidade com os setores progressistas e populares da sociedade. Não por acaso, o nome da nossa chapa quando concorreu era "Pra sair desse aperto". Os serviços prestados pelas empresas Nortran e VAP na época do prefeito Alceu Collares (PDT) eram simplesmente vexatórios para a população e os estudantes. Com nossa intervenção, foram colocados mais carros, a comunidade do Morro Santana ganhou o direito de ter uma tabela para fiscalizar os horários e houve mudança de itinerários para beneficiar os moradores. Fizemos parte de uma resistência social que nos era anterior e acreditamos todos que os últimos capítulos ainda não foram escritos. A luta continua.
Aqui estou eu discursando na Esquina Democrática em Porto Alegre. Não pareço muito empolgado, mas, creiam-me, estava feliz pela mobilização. Atrás de mim, de azul, o ex-vereador José Alvarenga.
O estudantes da FAPA/FAPCCA foram em peso ao ato público...
...e participaram de uma passeata pelo Centro. Ah, a FAPA fica num bairro bem afastado, o que mostra a disposição de luta dos participantes. A primeira foto mostra um adesivo da campanha do DCE para melhorar o transporte coletivo.