"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Landro Oviedo
"Somente buscando palavras é que se encontram pensamentos" (Joseph Joubert)
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
15/09/2013 22h24
TALO PEREYRA NO PORTAL DO RIO GRANDE

   Quero registrar que nesta sexta-feira à noite, dia 13 de setembro, fui ao piquete Portal do Rio Grande, que reúne os itaquienses e outros afins, no acampamento farroupilha, em Porto Alegre, para assistir à apresentação de Talo Pereyra, grande músico e primordial menestrel da nossa cultura gaúcha e folclórica. Pude ouvir clássicos como “Brasilhana” (Robson Barenho/Talo Pereyra) e “O vento e o payador” (Jayme Caetano Brau/Talo Pereyra).
     O Talo é um cantante e compositor argentino que sempre uniu o Rio Grande do Sul à sua terra de origem, fazendo um intercâmbio cultural e artístico que nos ajudou a aprimorar a nossa arte e a reafirmar uma unidade latino-americana que vem de longe, de Violeta Parra a Victor Jara, de Atahaulpa Yupanqui a Alfredo Zitarrosa. É meu irmão de ideologia, de vertente trotskista que nos fez ser como somos. Lembro-me do Talo quando ele ia a Passo Fundo nos apoiar com seus shows em atividades culturais e políticas que realizávamos ainda no período da ditadura militar. Ele era e é um dos nossos, desses que não negam fogo, dos que assumem seus riscos, dos que não trocam uma ideia por um acomodamento. É de boa cepa, do rol dos inconformados, daqueles que não deixam os verdugos dos tempos obscuros jogar de mão.
     Grácias, meu fraterno parceiro Talo Pereyra! Minha alegria pelo convívio, obrigado pela arte ética, pelo desfraldamento do canto libertário, pela voz sempre altiva em favor das verdades que se soerguem em tuas melodias e canções. Não somos os únicos, não somos os melhores. Somos apenas aqueles que cumprem os primados da consciência, comandos repassados ao coração. Grande abraço. Saludos sempre.

Publicado por Landro Oviedo
em 15/09/2013 às 22h24
Eventuais recebimentos