Nos meus tempos de estudante, quando era um militante contra o regime militar e autoritário, eu cria piamente que o fim da censura era fundamental para que todos pudessem se informar corretamente e ativar seu senso crítico. Infelizmente, e essa é uma das poucas ideias da minha juventude que eu revisaria hoje, o que se vê atualmente é que a informação circula livremente, mas que a alienação das pessoas impede que elas vislumbrem livremente os fatos.
Na imagem acima, que recebi de uma pessoa com formação de nível superior, temos uma pretensa campanha de contaminação por outras feitas pelo PSol, um partido de esquerda e que defendeu o Lula Livre, que estaria recrutando voluntários para fazer essa tarefa objetivando a queda de Jair Bolsonaro. A montagem é tão grosseira e os diálogos são tão forçados (Diz ~F. Valdo: "Onde me contamino?") que só a persistente estupidez humana pode lhe dar credibilidade.
Quando leio algo assim sendo repassado por pessoas que tenho em boa conta, eu entendo por que Hitler galvanizou a classe média alemã para realizar um extermínio de milhões de seres humanos. A passividade e o descompromisso com um raciocínio crítico e atilado, sem o filtro do bom senso, explicam muita coisa.