"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Meu Diário
29/07/2020 21h55
CONVITE PARA O CANAL DO CANTOR JADER LEAL

     Eu conheci o cantor, compositor e violonista Jader Leal no bar e restaurante Estância de São Pedro já faz cerca de duas décadas (é, meus amigos, o tempo avoa), fazendo dupla com o gaiteiro Valdemar. O estabelecimento tinha a chancela do Délvio Oviedo e dos proprietários Nádia e Ulisses Ferreira. Eu era tão assíduo por lá que só saía pra trabalhar.
     De primeira, eu já gostei da verve e do talento do Jader, foi uma amizade à primeira vista. Sua voz, inconfundível e afinada, com fonemas de campo e céu, aliada a um repertório de fundamento, me cativou de pronto. Ficamos amigos e muita prosa sobre arte e vida trocamos naquele espaço, que não era mais comercial que afetivo, não mais de lazer que cultural, se é que me entendem.
     Naqueles tempos, pela Estância, passavam os principais músicos do RS, tal qual ocorrera, por exemplo, na antiga Pulperia. Fosse para cantar de ofício, fosse para dar uma canja, cada noite era uma vivência inesquecível. E foi nesse meio que o Jader foi encontrando seu espaço na música gaúcha, de forma segura e meritória.
     Um traço que me chamou a atenção no Jader Leal é que ele tornou-se um músico nativista por opção, por um sentimento nato de amor às suas raízes. Mas ele é um músico antes de qualquer adjunto adnominal, pois conhece muito de música brasileira e aprecia a boa arte, seja de onde for, com uma cultura musical e literária acima da média. Se cair numa roda de boemia, a noite com ele está garantida. Mas sua carreira se estruturou em torno de cantar as coisas do pago. Melhor pra nós.
     Pois agora o Jader está numa empreitada que consiste em angariar inscritos para o seu canal no YouTube a fim de poder incorporar novas ferramentas e possibilidades ao seu trabalho artístico. Eu faço um chamado a todos os meus amigos e amigas para que se inscrevam no canal e assim possamos todos desfrutar de sua criatividade e de seu cancioneiro. Fica abaixo o linque para realizar a inscrição. É carreira ganha. Abraços a todos!

     https://www.youtube.com/user/jaderleal


Publicado por Landro Oviedo em 29/07/2020 às 21h55


"A VIDA É BELA. QUE AS FUTURAS GERAÇÕES A LIMPEM DE TODO MAL, DE TODA OPRESSÃO E VIOLÊNCIA E A DESFRUTEM PLENAMENTE." (LEON TRÓTSKI)