O Brasil e Itaqui sofreram os reflexos negativos do sucateamento do transporte ferroviário. Foi aí que o país saiu dos trilhos e nunca mais se encontrou. As imagens acima mostram flagrantes de quando a estrada de ferro era um eixo de progresso para Itaqui. Até mesmo a demagogia sobre as causas das mortes no trânsito omite a irreponsabilidade dos sucessivos governos que encheram as estradas de caminhões para fazer o transporte que os trens fariam com menor custo e mais segurança para todos.
No último dia 16 de setembro, faleceu em Bento Gonçalves o jornalista Fernando Vieira, conhecido pelo seu trabalho na imprensa gaúcha e pela criação da Festa Nacional da Música, que se realiza em Bento Gonçalves. Sem dúvida, trata-se de um ícone do jornalismo de entrenimento e de cultura.
Quem me conhece mais detidamente, sabe que não sou de buscar holofotes, embora fique grato quando sou lembrado. Não me faço de rogado. Foi assim quando, lançando com César Pirelle o CD "Canções Gaúchas" (2001), fui entrevistado por Fernando Vieira para o seu programa Zoom, de excelente audiência. Falei sobre meu trabalho na área da língua portuguesa, de literatura gaúcha e de poesia. Sempre achei que quem tem algum espaço na imprensa deve usá-lo a favor da cultura e dos artistas. É asim que ajo e assim que agia Fernando Vieira. A ele, minha gratidão e meu reconhecimento pela sua extensa folha de serviços prestados à comunicação do RS.
Escolha a sua. Contatos pelo WhatsApp 51 9 82291669. Valor: R$ 50.
Clique abaixo para escolher:
https://www.landrooviedo.com/album.php?ida=19841
Coitados dos plurais, tão abandonados e agora ameaçados de extinção. Cada vez mais as pessoas estão falando “os prato” em vez de “os pratos”. Até num livro didático do Ministério da Educação apareceu uma autora dizendo que esse tipo de construção, como “os peixe”, pode ser aceito. Enquanto isso, os pobrezinhos dos plurais, que tão relevantes serviços prestaram às gerações anteriores, estão condenados a desaparecer, indo se juntar ao trema em algum lugar do passado. Não deixe isso acontecer. Estamos fazendo um abaixo-assinado para evitar o fim dos plurais, fato que vai acarretar um trabalho excessivo para os artigos. Queremos que eles sejam declarados patrimônio nacional imaterial. Assine o documento abaixo, faça sua parte. Ainda é tempo de evitar essa trágica perda para o nosso ecossistema linguístico.
Para assinar o abaixo-assinado em defesa dos plurais, clique abaixo:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N18993
Racismo sem querer?