Disponibilizo a todos os interessados o capítulo sobre o Modernismo e a literatura contemporânea, publicado no meu livro "Momentos literários do Brasil".
Saudações a todos.
Para ler e baixar, clique abaixo:
Uma irregularidade no mínimo inusitada foi flagrada na manhã desta terça-feira na SC 401, em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, Santa Catarina. Os policiais militares rodoviários abordaram um Renault Duster de uma família argentina e flagraram a sogra do condutor no porta-malas do veículo, que estava com a tampa aberta. O carro, de acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), foi alugado no Brasil.
Conforme a PMRv informou ao jornal Notícias do Dia, de Florianópolis, a família quis economizar e, para não andar em dois automóveis, escolheram a matriarca, que tem baixa estatura, para ficar no porta-malas. Além disso, de acordo com os policiais militares, uma criança também estava sendo transportada sem o uso da cadeirinha.
O motorista foi autuado e liberado após sanar as irregularidades. Para poder seguir viagem, a família argentina se dividiu, utilizando o serviço de carros por aplicativo. O PMRv destacou que, além de ser uma infração de trânsito, transportar pessoas no porta-malas coloca em risco a vida de quem está no compartimento. O mesmo se aplica às crianças que são transportadas fora da cadeirinha.
Fonte: Jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, em 14.2.2020, p. 15.
A decadência moral e política do PSol lembra o stalinismo a reboque de partidos tradicionais. A proposta de aliança eleitoral com a elite do peleguismo no Brasil, PT e PCdoB, é de causar espécie. Nada como discursar pela esquerda e trazer mais do mesmo. Jair Bolsonaro é fruto dos erros dessa gente. Como querem agora curar o doente que eles mesmos infectaram? O destino de puxadinho do PT expressa uma indolência com a corrupção só explicada por uma sede de poder e de benesses como cargos e verbas.
Quanto amadorismo da Polícia paulista! Deixar na mesma cela as acusadas do assassinato do casal e do filho no interior de São Paulo, em Santo André, enquanto o inquérito está em andamento. Isso dá tempo de elas combinarem as versões. Deveriam se encontrar apenas na reconstituição do crime ou em acareação. Assim fica mais difícil a apuração dos fatos.
Na esteira dos vaivéns esportivos comuns nesta época do ano, a possibilidade de uma grande contratação no meio cultural está agitando o Rio Grande do Sul e gerando muitas controvérsias à boca pequena, porque, nas rodas de conversas, em geral, só se fala em outra coisa. Mas do que se trata mesmo este assunto que está bombando e cuiando?
Na verdade, o que está em jogo é uma tentativa da prefeitura do Alegrete de implementar um tal de marketing cultural para divulgar a cidade e atrair turistas. É por isso que o prefeito dessa capital farroupilha, Márcio Amaral, fez uma proposta de contratação do Guri de Uruguaiana para que ele vire o Guri do Alegrete, até porque ele já canta em seus espetáculos uma conhecida canção temática sobre a cidade. A oferta envolve um certo valor em pilas, luvas, uma guaiaca nova e malas de garupa e seria para a temporada 2020/2021. Também a erva-mate do Guri entraria na cidade sem precisar pagar imposto de importação.
Até agora, o que se sabe é que o Guri de Uruguaiana está estudando a proposta e prometeu que ouvirá os seus pares da cidade de origem antes de dar uma resposta, pois o seu passe pertence ao clube Uruguaiana, fundado em 1912. Outro problema que ainda precisa ser equacionado é o da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao caso concreto, uma vez que o Guri ainda é da base, não obstante o bigode que ostenta. Procurado para falar sobre o assunto por nossa reportagem, o Guri de Uruguaiana limitou-se a dizer: “Mas que barbaridade!”.