Para os meus amigos e amigas que não assistiram, deixo aqui o linque de uma entrevista da qual participamos na sexta, 15.3.2019, juntamente com meu colega doutor Angelo Cúrcio. A mediação foi do também meu colegal Jonathas Costa. Obrigado. Só clicar abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=d8miZtMJypQ
Já que a propaganda nacional-ufanista do governo de Jair Bolsonaro propõe dar um destaque ao hino nacional, não seria também o caso de cultuar a língua portuguesa? Por essa postagem, parece que não. Deixo para os leitores apontarem os erros no texto pouco educativo desta imagem.
Uma vez eu estava cochilando em sala e o professor de direito comercial percebeu. Estava em debate a teoria da emissão do cheque. Quando um cheque entra em circulação por vontade do emissor, prevalece a teoria da volitividade e ele é válido. Enquanto isso, eu cochilando. (Aula de manhã é terrível, principalmente para quem é do jornalismo.) Quando um cheque é furtado, assinado, ele entra em circulação sem o aval do emissor. E eu cochilando. O cheque é um título de crédito executivo, que vale por si mesmo, tanto que seu portador tem legitimidade para cobrá-lo, desvinculado do negócio que o originou. E eu cochilando. Aí o professor vem e bate na minha mesa: “Me responde: esse cheque furtado preenche os requisitos para ser válido como título executivo?”. Eu meio sonolento, respondi pra ele de supetão: “Professor, aí nos vamos entrar no terreno pantanoso da subjetividade”. A turma nunca mais esqueceu esse fato. E foi aí que o cafezinho matinal entrou no meu cotidiano matutino, ainda que seja por volta das 9h, 10h da madrugada, para nunca mais sair.
Programa:
Fonologia e Ortografia - Fonema, sílaba, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, separação de sílabas, acentuação gráfica, emprego de certas letras, alterações da nova reforma ortográfica;
Morfologia - Estrutura e formação das palavras, classes de palavras, substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição;
Sintaxe - Termos associados ao verbo, termos associados ao nome, tipos de sujeito, tipos de predicados, orações coordenadas e subordinadas, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, emprego dos prefixos, uso da vírgula e dos outros sinais de pontuação, tipos de discurso;
Texto - Interpretação, tipos de textos, a estrutura do texto e do parágrafo, coesão e coerência, significação contextual de palavras e expressões e ponto de vista do autor.
Carga-horária: 44 horas-aulas.
Ministrante: Professor Landro Oviedo (licenciado em Letras, especialista em Língua Portuguesa, advogado, consultor de português do jornal Correio do Povo).
Não deve ser por acaso, né?