"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Meu Diário
18/08/2020 02h17
"COM VIOLÃO TAMBÉM SE DANÇA" (MARCELO CAMINHA)

Era noite de folguedo
Que de baile ninguém cansa
Mas se extraviou o gaiteiro
Que ia animar a festança
Mas "pero", traz o Caminha
Com violão também se dança

Para conferir, clique abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=lx52TRIJ0Ao


Publicado por Landro Oviedo em 18/08/2020 às 02h17
 
16/08/2020 17h35
OS TRONCOS MISSIONEIROS NO JC

São os troncos missioneiros
Fazendo fogo e fumaça
Resgatando do passado 
O legado de uma raça
São Noel e Cenair
O Jayme mais o Ortaça

Parabéns ao JC
E à jornalista Larissa
Pela bela reportagem
Que ao nosso saber atiça
Para sabermos quem somos
Só conhecendo as premissas.

Leia a matéria clicando abaixo:

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/especiais/reportagem_cultural/2020/08/751378-pedro-ortaca-mantem-viva-a-musica-missioneira.html

Matéria especial publicada no caderno Viver, do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, edição de 14, 15 e 16 de agosto de 2020, assinada pela jornalista Larissa Burchard.

 


Publicado por Landro Oviedo em 16/08/2020 às 17h35
 
11/08/2020 18h08
DIA DO ADVOGADO, DIA DE QUEM É INDISPENSÁVEL

     Ainda que possa parecer contraditório, bom seria ter uma sociedade em que a necessidade de recorrer um advogado ou advogada fosse a exceção e não a regra. Infelizmente, enquanto houver injustiças sociais, enquanto houver letras pequenas num anúncio, enquanto não houver o devido respeito aos direitos humanos, enquanto o capital for sanguessuga da força de trabalho, enquanto o Estado fizer pouco das garantias civis, enquanto os contribuintes tiverem que produzir para sustentar uma elite econômica e tirânica, enquanto parlamentares legislarem em causa própria, enquanto a cúpula do Judiciário for escolhida a dedo pelo governante de plantão, enquanto as desigualdades foram abafadas pelo discurso da meritocracia, enquanto houver machismo justificando feminicídios, enquanto houver crianças e animais abandonados pelas ruas, enquanto houver idosos confinados sob maus-tratos, enquanto o meio ambiente for destruído pelo agronegócio predatório, a figura do advogado será imprescindível.
     Depois disso, poderemos, enfim, sentir que nosso dever foi dignamente cumprido.
     Feliz Dia do Advogados a todos os que militam nesta nobre e imprescindível profissão.

Foto: Costa & Advogados Associados


Publicado por Landro Oviedo em 11/08/2020 às 18h08
 
29/07/2020 21h55
CONVITE PARA O CANAL DO CANTOR JADER LEAL

     Eu conheci o cantor, compositor e violonista Jader Leal no bar e restaurante Estância de São Pedro já faz cerca de duas décadas (é, meus amigos, o tempo avoa), fazendo dupla com o gaiteiro Valdemar. O estabelecimento tinha a chancela do Délvio Oviedo e dos proprietários Nádia e Ulisses Ferreira. Eu era tão assíduo por lá que só saía pra trabalhar.
     De primeira, eu já gostei da verve e do talento do Jader, foi uma amizade à primeira vista. Sua voz, inconfundível e afinada, com fonemas de campo e céu, aliada a um repertório de fundamento, me cativou de pronto. Ficamos amigos e muita prosa sobre arte e vida trocamos naquele espaço, que não era mais comercial que afetivo, não mais de lazer que cultural, se é que me entendem.
     Naqueles tempos, pela Estância, passavam os principais músicos do RS, tal qual ocorrera, por exemplo, na antiga Pulperia. Fosse para cantar de ofício, fosse para dar uma canja, cada noite era uma vivência inesquecível. E foi nesse meio que o Jader foi encontrando seu espaço na música gaúcha, de forma segura e meritória.
     Um traço que me chamou a atenção no Jader Leal é que ele tornou-se um músico nativista por opção, por um sentimento nato de amor às suas raízes. Mas ele é um músico antes de qualquer adjunto adnominal, pois conhece muito de música brasileira e aprecia a boa arte, seja de onde for, com uma cultura musical e literária acima da média. Se cair numa roda de boemia, a noite com ele está garantida. Mas sua carreira se estruturou em torno de cantar as coisas do pago. Melhor pra nós.
     Pois agora o Jader está numa empreitada que consiste em angariar inscritos para o seu canal no YouTube a fim de poder incorporar novas ferramentas e possibilidades ao seu trabalho artístico. Eu faço um chamado a todos os meus amigos e amigas para que se inscrevam no canal e assim possamos todos desfrutar de sua criatividade e de seu cancioneiro. Fica abaixo o linque para realizar a inscrição. É carreira ganha. Abraços a todos!

     https://www.youtube.com/user/jaderleal


Publicado por Landro Oviedo em 29/07/2020 às 21h55
 
29/07/2020 15h56
REDAÇÃO DO CORREIO DO POVO - 1995

     Nesta foto de Ricardo Giusti, podemos ver os colegas jornalistas Eugênio Bortolon, Luis Schuch, Jurema Josefa, Armando Burd, "Xuxa" e Chico Izidro ao fundo. 



Publicado por Landro Oviedo em 29/07/2020 às 15h56



Página 6 de 124 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]


"A VIDA É BELA. QUE AS FUTURAS GERAÇÕES A LIMPEM DE TODO MAL, DE TODA OPRESSÃO E VIOLÊNCIA E A DESFRUTEM PLENAMENTE." (LEON TRÓTSKI)