"Como dois e dois são quatro/Sei que a vida vale a pena/Embora o pão seja caro/E a liberdade pequena" (Ferreira Gullar)
Landro Oviedo
"Somente buscando palavras é que se encontram pensamentos" (Joseph Joubert)
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

O REI DO FUTEBOL DEIXA SEU LEGADO

     Nesta quinta-feira, o Brasil e o mundo foram surpreendidos com a notícia da morte de Pelé, nascido Edson Arantes do Nascimento em 23 de outubro de 1940. Nunca houve outro atleta na história tão bem sucedido na sua modalidade. Foram 1.283 gols pela contagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), conquistou 37 títulos em sua carreira, sendo tricampeão mundial com a Seleção Brasileira, duas vezes campeão da Libertadores e do mundo pelo Santos, bem como seis vezes campeão brasileiro pelo time da Vila Belmiro.
     O esporte está de luto e não é para menos. Pelé constitui o atleta exemplar que se doou aos seus objetivos com a disciplina e a garra necessárias. Não obstante o seu talento natural para jogar futebol, treinava com afinco para aperfeiçoar suas habilidades. Cabeceava bem, com excelente impulsão, chutava com os dois pés, driblava com assombrosa facilidade e protagonizou lances que ficarão para sempre na memória dos seus admiradores e das futuras gerações.
     Em sua trajetória, exerceu cargos públicos e nunca deixou de ser uma espécie de embaixador do país no exterior. As portas para ele se abriam para tratar de temas diversos com as maiores autoridades mundiais. Quando marcou seu milésimo gol, dedicou o feito às crianças brasileiras, alertando para o fato de que a infância precisa ser protegida.
     A vida de Pelé transcendeu seu ofício futebolístico. Fez filmes, canções e até se arriscava a cantar de vez em quando, mostrando interesses fora dos campos que também o marcariam como uma grande personalidade. Foi escolhido como o Atleta do Século em 12 de julho de 1980, por jornalistas das 20 maiores publicações de esportes no mundo.
     Muitos de nós, contemporâneos de Pelé, crescemos encantados com suas façanhas. Infelizmente, agora se descortina um novo ciclo da história, em que ele passa a fazer parte de um passado que jamais será esquecido. Seu legado permanece vivo e ele será sempre reconhecido como um dos maiores brasileiros de todos os tempos.

 

Editorial do jornal Correio do Povo, Porto Alegre-RS, 30.12.2022.

Landro Oviedo
Enviado por Landro Oviedo em 03/01/2023
Comentários
Eventuais recebimentos